Busca avançada
Ano de início
Entree

Edição de documentos do Brasil Colonial: Projeto Resgate Barão do Rio Branco (1704-1724)

Processo: 04/11361-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2005
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2006
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Língua Portuguesa
Pesquisador responsável:Heitor Megale
Beneficiário:Phablo Roberto Marchis Fachin
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Manuscritos   Projeto Resgate

Resumo

Edição de documentos manuscritos da primeira metade do século XVIII, com vistas a oferecer edição confiável para a pesquisa em História da Língua Portuguesa e Lingüística Histórica. Este projeto limita-se a documentos paulistas buscados em documentos avulsos da capitania de São Paulo (1704-1724), catálogo de Alfredo Mendes Gouveia, existentes no Arquivo Histórico Ultramarino / Instituto de Investigação Histórica Tropical, de Lisboa. Trata-se de trinta e cinco documentos originais, compostos por cento e quarenta e seis fólios. São alvarás, autos, autuações, bilhetes, cartas, certidões, despachos, informações, listas, mandados, ordens, pareceres, provisões, reconhecimentos, representações, requerimentos e termos de assentada. Além da leitura e da edição desses documentos, fazem parte do objetivo do projeto o desenvolvimento de abreviaturas e a sua listagem por tipo, as análises grafemática, ortográfica, de fronteira de palavras e, por fim, o levantamento de vocabulário, em que será feito com rigor e de forma exaustiva o glossário. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FACHIN, Phablo Roberto Marchis. Estudo paleográfico e edição semidiplomática de manuscritos do conselho ultramarino (1705-1719). 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.