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A política das empresas e o terceiro setor no território brasileiro

Processo: 04/11476-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:María Mónica Arroyo
Beneficiário:Evelyn Andrea Arruda Pereira
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Terceiro setor   Globalização   Organizações sem fins lucrativos   Filantropia

Resumo

A temática do terceiro setor, entendido como um conjunto de agentes que pratica ações com fins públicos, ainda que sejam de natureza privada, é bastante nova para os estudos geográficos. A importância desse tema acentua-se na medida em que o Estado perde crescentemente suas funções de promotor de políticas públicas, cedendo lugar a políticas que favorecem a capacidade normativa das empresas, de natureza seletiva territorialmente. As organizações do terceiro setor, que são de uma diversidade marcante em termos de tipologia, ações, origens e fins, objetivam minimizar as desigualdades sócio-espaciais, no atual período da globalização em que estas tomam uma dimensão profunda. As organizações que se pretende estudar estão voltadas para a "filantropia empresarial", isto é, ações que partem das próprias empresas com o propósito de minimizar as desigualdades por elas geradas. Essas ações, que conhecem grande evolução na era da informação, podem se dar segundo uma lógica externa aos lugares, desordenando sua coesão em função dos interesses dessas corporações como verticalidade, ou reconhecer a diversidade dos lugares e agir em favor do conjunto daqueles que lá vivem, tornando-se horizontalidades. Assim sendo, este estudo procurará um entendimento mais profundo das estratégias dessas empresas, visto que a prática da "filantropia empresarial" tem crescido, no sentido de compreender quais são as implicações desta prática sobre as solidariedades dos lugares, como fortalecedora de uma democracia de fato. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Evelyn Andrea Arruda. A empresa e o lugar na globalização: a \'responsabilidade social empresarial\' no território brasileiro. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

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