Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dos efeitos a curto e longo prazo de uma atmosfera enriquecida em CO2 sobre o crescimento, desenvolvimento e metabolismo de carboidratos da cana-de-açúcar (Saccharum ssp.)

Processo: 04/11421-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 30 de abril de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Fisiologia Vegetal
Pesquisador responsável:Marcos Silveira Buckeridge
Beneficiário:Amanda Pereira de Souza
Instituição-sede: Instituto de Botânica. Secretaria do Meio Ambiente (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/05124-8 - Conservação e uso sustentável da biodiversidade vegetal do Cerrado e da Mata Atlântica: o armazenamento de carboidratos e seu papel na adaptação e manutenção de plantas em seu habitat natural, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Cana-de-açúcar   Fotossíntese   Atmosfera enriquecida em CO2   Metabolismo dos carboidratos   Mudança climática

Resumo

Há algum tempo vem ocorrendo uma elevação na quantidade de CO2 na atmosfera. Desde o início da Revolução Industrial as concentrações de CO2 aumentaram em cerca de 30%, e as estimativas apontam que a concentração do CO2 atmosférico poderá dobrar até 2075, atingindo aproximadamente 720 ppm. Alguns estudos sobre o efeito do alto CO2 no desenvolvimento de algumas espécies de importância comercial (milho, soja, pinus) já foram realizados, mas não se tem registro deste tipo de estudo com cana-de-açúcar (Saccharum sp). Resultados preliminares obtidos em nosso laboratório indicam que a cana-de-açúcar responde positivamente (aumento de massa, altura e número de folhas) a um aumento do CO2 atmosférico nesta fase inicial de seu desenvolvimento, o que poderia resultar em aumento de produtividade a longo prazo. O objetivo deste projeto de mestrado será analisar o impacto do aumento do CO2 atmosférico sobre a fotossíntese, o crescimento e o desenvolvimento de cana-de-açúcar. Também serão estudadas alterações na estrutura e composição da parede celular e a expressão de alguns genes relacionados ao metabolismo de carboidratos. Para tal, as plantas serão cultivadas em câmaras de topo aberto com atmosfera de 360 e 720 ppm de CO2 durante 50 dias (experimento curto prazo) e um ano e meio (experimento longo prazo). (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Amanda Pereira de. A cana-de-açúcar e as mudanças climáticas: efeitos de uma atmosfera enriquecida em CO2 sobre o crescimento, desenvolvimento e metabolismo de carboidratos de Saccharum ssp . 2007. 97 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.