Busca avançada
Ano de início
Entree

Manipulações experimentais dos efeitos amnésticos promovidos pela privação de sono em camundongos: uma abordagem comportamental

Processo: 04/14606-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de maio de 2005
Vigência (Término): 30 de abril de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Roberto Frussa Filho
Beneficiário:Camilla de Lima Patti Hissamura
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil

Resumo

Apesar de causar efeitos deletérios no organismo e da forte probabilidade de causar dependência, o uso do etanol é legal em nossa sociedade, sendo uma das drogas não-terapêuticas mais comumente utilizadas. O consumo social e o abuso de etanol são freqüentemente realizados em situações de privação de sono e alguns estudos indicam que o etanol interage com a privação ou a restrição de sono exacerbando seus efeitos comportamentais, dentre os quais destacam-se os déficits cognitivos. Apesar de diversos estudos procurarem verificar os efeitos do etanol sobre o sono, e poucos estudos acerca dos efeitos da combinação desses fatores sobre as funções cognitivas tem sido realizados. O objetivo do presente projeto é verificar os efeitos do etanol sobre as ações da privação de sono em modelos de memória e aprendizado em camundongos. Além disso, pretendemos verificar uma possível participação das neurotransmissões GABAérgica e dopaminérgica - que estão envolvidas tanto nos processos fisiológicos de formação da memória quanto nos efeitos do etanol e da privação de sono - nos efeitos encontrados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANDAY, LEANDRO; PATTI, CAMILLA L.; ZANIN, KARINA A.; FERNANDES-SANTOS, LUCIANO; OLIVEIRA, LARISSA C.; KAMEDA, SONIA R.; TUFIK, SERGIO; FRUSSA-FILHO, ROBERTO. Ethanol-Induced Memory Impairment in a Discriminative Avoidance Task is State-Dependent. ALCOHOLISM-CLINICAL AND EXPERIMENTAL RESEARCH, v. 37, n. 1, p. E30-E39, JAN 2013. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.