Busca avançada
Ano de início
Entree

Guerreiro Ramos e a redenção sociológica: capitalismo e Sociologia no Brasil

Processo: 04/10192-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:José Antonio Segatto
Beneficiário:Edison Bariani Junior
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Nacionalismo   Desenvolvimento   Capitalismo

Resumo

Este projeto intenta uma exposição e análise crítica da trajetória do sociólogo Alberto Guerreiro Ramos em sua posição de sujeito intelectual em determinado contexto histórico, ideológico e mesmo lingüístico, estabelecendo conexões e relações compreensivas entre tais elementos, ou seja, entre a experiência e a construção intelectual (também política) de uma obra sociológica e as circunstâncias sociais que a envolviam e com as quais interagia. A investigação da trajetória de Guerreiro Ramos - a relação em fluxo de vida e obra - poderá contribuir para a identificação e análise de certos dilemas mais amplos da própria sociologia no Brasil; as formulações, temas, ênfases do autor estão relacionados a problemas suscitados pelos seus esforços na criação de um pensamento nacional "autêntico" que, para ele, redimiria os pecados da 'miséria' brasileira e de sua cortesã, a sociologia "alienada" da realidade nacional. Tal empenho imbrica-se em sua obra - e no contexto histórico - com os anseios de construção de um capitalismo nacional, autônomo, que teria na própria sociologia (redimida) nacional um dos seus principais instrumentos. Os esforços de Guerreiro Ramos foram envidados no sentido da redenção sociológica da sociologia e sociedade brasileiras, estigmatizadas por um pecado original: a transplantação/importação de idéias e instituições, bem como suas conseqüências, a heteronomia e o desenraizamento. Mas poderia a sociologia salvar-se a si própria? (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JUNIOR, Edison Bariani. Guerreiro Ramos e a redenção sociológica : capitalismo e sociologia no Brasil. 2008. 329 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara). Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.