Busca avançada
Ano de início
Entree

A construção de significados na leitura de imagens

Processo: 05/50321-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2005
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Celso Fernando Favaretto
Beneficiário:Rachel de Sousa Vianna
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do discurso   Educação artística

Resumo

Esse projeto se propõe a investigar a construção de significados na leitura de imagens na sala de aula de artes visuais. Para planejar e analisar as oportunidades educativas em questão, usaremos uma adaptação da ferramenta sociocultural que os pesquisadores Eduardo Mortimer e Phil Scott (2003, 2004) desenvolveram. Essa ferramenta foca a atividade discursiva, buscando caracterizar o modo como professores interagem com seus educandos para promover a aprendizagem. A metodologia do projeto prevê um trabalho colaborativo, em que os professores-pesquisadores se apropriem da ferramenta para planejar, desenvolver e avaliar suas aulas. A pesquisa acontecerá em três fases: 1) planejamento de unidades de ensino voltadas para a leitura de imagens; 2) acompanhamento da prática dos professores-pesquisadores através da observação direta e da gravação em áudio e vídeo; e 3) análise coletiva dos processos de ensino-aprendizagem, considerando em que medida as aulas ajudaram os educandos a construir significados pessoais na leitura de imagens. Os participantes da pesquisa serão professores e educandos de artes plásticas de duas organizações não governamentais que atuam em Belo Horizonte e têm um trabalho reconhecido no campo do ensino de artes (Memória Gráfica e Instituto Oboré). (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VIANNA, Rachel de Sousa. Ensinar e aprender a ver. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.