Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da aplicacao intravenosa do cloridrato de lidocaina sobre a concentracao alveolar minima de sevofluorano em caes.

Processo: 04/15188-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2005
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Valéria Nobre Leal de Souza Oliva
Beneficiário:Lídia Mitsuko Matsubara
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Anestesia por inalação   Lidocaína   Cães

Resumo

A lidocaína, além de ser utilizada como anestésico local pode ser empregada pela via intravenosa em bôlus ou em infusão contínua para reduzir a dose dos anestésicos gerais, promovendo maior estabilidade cardiovascular, já que a depressão promovida pelos anestésicos inalatórios é dose-dependente. Os efeitos da lidocaína sobre a redução da concentração alveolar mínima (CAM) do halotano estão bem definidos no homem, na espécie canina e eqüina, porém não há literatura cientifica concernente aos efeitos da infusão contínua de lidocaína sobre a CAM do sevofluorano em cães. Nesse estudo, serão avaliados os efeitos da infusão contínua de lidocaína sobre a anestesia geral inalatória com o sevofluorano, através da monitoração dos parâmetros cardiorrespiratórios e do grau de analgesia produzido por essa associação. Os animais serão alocados aleatoriamente em tempos diferentes, em dois grupos participando, portanto, do grupo controle, onde a anestesia inalatória será realizada com o sevofluorano (G1) e do grupo onde a infusão contínua de lidocaína será associada à anestesia inalatória (G2). O estímulo doloroso utilizado será o estímulo elétrico de 50V e 5 Hz para a determinação da CAM. Os parâmetros cardiorrespiratórios e a análise hemogasométrica serão avaliados antes da indução anestésica e antes de cada estímulo doloroso. Ao final do experimento, pretende-se determinar se há ou não um efeito potencializador da lidocaína em infusão contínua sobre a anestesia geral inalatória com o sevofluorano na espécie canina. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MATSUBARA, Lídia Mitsuko. Efeitos da aplicação intravenosa do cloridrato sobre a concentraçãoalveolar mínima do sevofluorano em cães. 2008. 77 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Medicina. Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.