Busca avançada
Ano de início
Entree

Dinâmica tritrofica experimental em populações de moscas-varejeiras

Processo: 04/13350-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2005
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Wesley Augusto Conde Godoy
Beneficiário:Carolina Reigada Montoya
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Parasitoides   Sarcofagídeos   Moscas   Predação intraguilda   Chrysomya albiceps

Resumo

Este estudo tem a finalidade de analisar empírica e teoricamente a dinâmica de um sistema tritrófico constituído por recurso, predador e presa intraguilda e parasitóide, sob condições experimentais. No presente estudo o recurso será representado pelo substrato alimentar, o predador será a espécie C. albiceps, as presas serão C. megacephala e L. eximia e o(s) parasitóide(s), as espécies capturadas nas áreas de estudo. Com isso, espera-se avaliar o impacto das conexões entre predador e presa intraguilda, seus recursos alimentares e seu(s) parasitóide(s), sob a ótica empírica e teórica, valendo-se de experimentos laboratoriais e modelagem matemática. Os resultados a serem obtidos certamente poderão auxiliar na elucidação de padrões de comportamento dinâmico inerentes de sistemas complexos, como o aqui investigado. O estudo tem relevância para duas áreas, biologia populacional de artrópodes e controle biológico de pragas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MONTOYA, Carolina Reigada. Dinâmica tritrófica experimental em populações de moscas varejeiras. 2009. 170 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.