Busca avançada
Ano de início
Entree

Selecao de bacterias anaerobias produtoras de hidrogenio.

Processo: 04/15431-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2005
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Maria Bernadete Amâncio Varesche
Beneficiário:Sandra Imaculada Maintinguer
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/05489-0 - Desenvolvimento, análise, aprimoramento e otimização de reatores anaeróbios para tratamento de águas residuárias, AP.TEM
Assunto(s):Bactérias anaeróbias   Produção de hidrogênio   Fermentação   Biologia molecular

Resumo

A produção de hidrogênio através de processos biológicos é uma fonte de energia futura podendo substituir a demanda global atual dependente, quase que exclusivamente, dos combustíveis fósseis. Desse modo, o conhecimento dos microrganismos produtores de hidrogênio torna-se o passo fundamental no progresso em fontes alternativas e mais limpas de produção de energia. O objetivo desse trabalho será pesquisar e conhecer as bactérias anaeróbias produtoras de hidrogênio. Os experimentos serão montados em batelada em frascos de diferentes volumes, em triplicata, com headspace preenchido com nitrogênio (100%), mantidos sob agitação de 150 rpm, a 25DC, visando à obtenção de culturas anaeróbias produtoras de hidrogênio. Serão utilizadas duas fontes de inoculo; lodo de reatores de leito fixo, utilizados na produção de hidrogênio e lodo granular de reator anaeróbio de fluxo ascendente e manta de lodo (UASB) usado no tratamento de resíduos de suinocultura. Será realizada purificação dos microrganismos a partir de diluições seriais, em substrato sintético e, cinética de crescimento dessas culturas. Serão realizadas análises físico-químicas e cromatográficas relacionadas com a demanda química de oxigênio, sólidos totais voláteis, composição do biogás, produção de gás hidrogênio e de ácidos voláteis. Microscopia eletrônica e técnicas de Biologia Molecular como clonagem e seqüenciamento serão efetuadas para que seja possível identificar os microrganismos produtores de hidrogênio. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MAINTINGUER, Sandra Imaculada. Obtenção e caracterização filogenética de consórcio bacteriano utilizado em reator anaeróbio em batelada aplicado à produção de hidrogênio. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.