Busca avançada
Ano de início
Entree

Unha como biomarcador de exposição ao flúor em humanos: influência da idade e comparação das unhas das mãos com as dos pés de indivíduos com vários níveis de exposição ao flúor: comparação com a saliva da parótida

Processo: 04/15417-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de junho de 2005
Vigência (Término): 31 de agosto de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Pesquisador responsável:Marília Afonso Rabelo Buzalaf
Beneficiário:Rejane Fukushima
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Flúor   Unhas   Glândula parótida

Resumo

O trabalho tem como objetivos verificar a influência da idade e do nível de exposição ao flúor na concentração deste elemento nas unhas das mãos e dos pés, bem como se existe correlação entre a concentração de flúor presente na saliva do dueto da parótida e nas unhas. Participarão do estudo 300 indivíduos, das seguintes faixas etárias: 2-7,14-20, 30-40 e 50-60 anos, residentes em 2 áreas no Estado de São Paulo (Bauru, que tem água de abastecimento com 0,6-0,8 ppm F e Pirajuí, que tem água não fluoretada) e 3 comunidades rurais do sertão do Estado da Paraíba, sendo duas no município de Catolé do Rocha (Mapirunga, que possui água com 0,4 ppm F e Cajazeirinhas, que possui água com 0,8 ppm F) e uma no município de São João do Rio do Peixe (Brejo das Freiras, que possui água com 2,6 ppm F). No Estado de São Paulo há um amplo uso de dentifrício fluoretado e um efeito halo pronunciado, o que não ocorre no Estado da Paraíba. Serão coletadas 2 amostras das unhas dos pés e das mãos, e 2 amostras de saliva total e saliva do dueto da parótida estimuladas de cada indivíduo. A análise de F nas unhas será feita com o eletrodo, após difusão facilitada por HMDS e na saliva através do método de microanálise com eletrodo invertido. Os dados serão analisados por estatística de correlação, análise de variância e regressão linear. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FUKUSHIMA, R.; PESSAN, J. P.; SAMPAIO, F. C.; BUZALAF, M. A. R. Factors Associated with Fluoride Concentrations in Whole and Parotid Ductal Saliva. Caries Research, v. 45, n. 6, p. 568-573, 2011. Citações Web of Science: 1.
FUKUSHIMA, R.; RIGOLIZZO, D. S.; MAIA, L. P.; SAMPAIO, F. C.; LAURIS, J. R. P.; BUZALAF, M. A. R. Environmental and Individual Factors Associated with Nail Fluoride Concentration. Caries Research, v. 43, n. 2, p. 147-154, 2009. Citações Web of Science: 17.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FUKUSHIMA, Rejane. Unhas humanas como marcadores biológicos de exposição ao flúor: correlação com a saliva da parótida e influência da idade. 2007. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.