Busca avançada
Ano de início
Entree

Ondas Alfvén em discos de acresção, ventos e jatos de objetos estelares jovens

Processo: 04/13846-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 31 de outubro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica Estelar
Pesquisador responsável:Vera Jatenco Silva Pereira
Beneficiário:Aline de Almeida Vidotto
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Discos de acresção   Poeira   Vento

Resumo

Discos de acresção, jatos e ventos são observados em estrelas jovens, como estrelas T Tauri. Há na literatura vários trabalhos que mostram que as ondas Alfvén são importantes em todos esses fenômenos, tanto como mecanismo de aquecimento como de aceleração do meio. As estrelas jovens estão, em geral, embebidas em um ambiente empoeirado, seja ele um disco ou um envelope. As ondas Alfvén, que podem ser criadas devido à turbulência existente nesses meios, interagem com a poeira dando origem a mecanismos de amortecimento ainda não considerados na literatura. A proposta desse projeto é estudar a influência das ondas Alfvén no disco de acresção, no jato e no vento de objetos estelares jovens. Para isso, o trabalho tem como objetivos: (i) estudar a possibilidade de aquecimento do disco devido à dissipação de ondas Alfvén pelo amortecimento cíclotron da poeira; (ii) fazer a aplicação do modelo de ventos impulsionados por ondas Alfvén, desenvolvido para estrelas supergigantes frias (projeto de mestrado em fase de conclusão, processo 02/10846-0), em objetos estelares jovens; (iii) estudar a geração de jatos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIDOTTO, A. A.; JATENCO-PEREIRA, V. Alfven waves as a driving mechanism in stellar winds. Advances in Space Research, v. 46, n. 4, p. 509-513, AUG 16 2010. Citações Web of Science: 2.
VIDOTTO‚ A.A.; FALCETA-GONÇALVES‚ D.; JATENCO-PEREIRA‚ V. A self-consistent determination of the temperature profile and the magnetic field geometry in winds of late-type stars. SPACE SCIENCE REVIEWS, v. 122, n. 1, p. 181-188, 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.