Busca avançada
Ano de início
Entree

Adubação orgânica da bananeira prata-anã e experiências com outras cultivares nas Ilhas Canárias

Processo: 04/13977-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2005
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Roberto Lyra Villas Boas
Beneficiário:Erval Rafael Damatto Junior
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Bananicultura   Adubos orgânicos   Nutrição vegetal   Bananeira   Musa

Resumo

Objetiva-se avaliar os efeitos de doses de adubo orgânico na produção da bananeira Prata-anã bem como no estudo da liberação de nutrientes deste adubo aplicado ao solo durante 2 ciclos de produção e também na decomposição e liberação de nutrientes dos restos culturais. O cultivo da bananeira está sendo conduzido em Botucatu-SP, dando continuidade os projeto nº 02/11484-4. Como fonte de adubo orgânico, será produzido composto, utilizando-se serragem de madeira e esterco de bovino. Os tratamentos empregados são constituídos de diferentes doses de composto orgânico: zero, 75%, 150%, 225% e 300% de composto/planta, sendo as doses de composto calculadas de acordo com o teor de nitrogênio presente no mesmo. No solo serão avaliados os benefícios da adubação orgânica, através de análises químicas de amostras de solo. A eficiência dos tratamentos no desenvolvimento e produtividade das plantas será avaliada através dos teores de elementos minerais presentes nas folhas, circunferência do pseudocaule, altura de inserção da inflorescência, número de folhas/planta, massa do cacho; número de frutos/cacho; número de pencas/cacho; peso da 2ª penca e número de frutos na 2ª penca. Também serão avaliados teores de nutrientes presentes em partes da plantas e a decomposição e liberação de nutrientes dos restos culturais. A qualidade dos frutos será avaliada através de análises físicas e químicas, como textura, pH, ATT, SST, amido e açúcares. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ERVAL RAFAEL DAMATTO JUNIOR; ROBERTO LYRA VILLAS BÔAS; SARITA LEONEL; JUAN CABRERA CABRERA; VÍCTOR GALÁN SAÚCO. Cultivo de bananas em diferentes áreas na ilha de Tenerife. Revista Brasileira de Fruticultura, v. 31, n. 2, p. -, Jun. 2009.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JUNIOR, Erval Rafael Damatto. Adubação orgânica da bananeira prata-anã e experiências com outras cultivares nas ilhas canárias. 2009. 94 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias Agronomicas (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.