Busca avançada
Ano de início
Entree

Convergencias e divergencias: revistas literarias em perspectiva.

Processo: 04/14768-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 30 de abril de 2008
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Outras Literaturas Vernáculas
Pesquisador responsável:Paulo Fernando da Motta de Oliveira
Beneficiário:Raquel dos Santos Madanelo Souza
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Século XX   Literatura e história   Literatura e sociedade   Literatura portuguesa

Resumo

Eduardo Lourenço, em "Da Literatura como Interpretação de Portugal", afirma que a literatura do século XIX em Portugal privilegiou a "obsessão temática" de reposição de Portugal em sua grandeza ideal. Essa obsessão a que se refere esse intelectual, produzirá, nas primeiras décadas do século XX, um dos periódicos de maior duração em Portugal. A Águia foi um órgão da "Renascença Portuguesa" e sua segunda série esteve, pelo menos em seus primeiros exemplares, orientada pelo Saudosismo - doutrina estética capitaneada pelo poeta Teixeira de Pascoaes. Dessa revista surgiram inúmeros outros periódicos dentre os quais destacamos três: a 3a série de A Águia; a revista Seara Nova e Terra de Sol. As duas primeiras foram produzidas em Portugal e a última no Brasil e todas estão ligadas por pensarem a Literatura como a solução para os problemas da nação portuguesa (reposição de Portugal) e por terem uma origem comum. O objetivo dessa pesquisa será, tendo a 2a série de A Águia como matriz, pensar e comparar essas três revistas. Ao verificar as convergências e divergências entre esses periódicos, pretendemos compreender questões relativas às relações entre Portugal-Brasil na década de 20; os conceitos de "nação" incorporados aos discursos desses objetos de análise; a idéia de "engajamento" e as relações entre o modernismo brasileiro e o português. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Raquel dos Santos Madanelo. Convergências e divergências: revistas literárias em perspectiva. 2008. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.