Busca avançada
Ano de início
Entree

Validação de um analgesiometro mecânico em felinos: efeitos do carprofeno

Processo: 04/13365-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Stelio Pacca Loureiro Luna
Beneficiário:Paulo Vinicius Mortensen Steagall
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Analgesia   Buprenorfina   Gatos

Resumo

A dor é um dos objetos de maior relevância na Medicina Veterinária, principalmente pela complexidade e subjetividade no seu estudo. Na espécie felina normalmente a dor é subestimada utilizando-se uma menor quantidade de analgésicos, principalmente quando comparada aos cães. Recentemente, alguns autores têm desenvolvido aparelhos de medida de limiar nociceptivo mecânico para gatos. De acordo com o nosso conhecimento, não há nenhum método de avaliação objetivo de limiar nociceptivo mecânico desenvolvido e adaptado para gatos que não precise de intervenção cirúrgica, que os mantenham livres durante a avaliação e que não provoque injúrias aos animais durante a avaliação da analgesia. O objetivo do estudo é validar um aparelho de limiar nociceptivo mecânico, onde num primeiro estudo este será comparado com o aparelho de limiar térmico desenvolvido por DIXON et. al. (2002) em 8 gatas, e no segundo um leve estímulo inflamatório será utilizado com a injeção de kaolin pela via intradérmica em 8 gatas. Em ambos, 0,01 mg/kg de buprenorfina ou 4 mg/kg de carprofeno ou 0,3 ml de solução fisiológica serão injetados pela via intramuscular em um estudo cruzado, totalizando 48 repetições. A avaliação dos limiares térmicos e mecânicos e a comparação de buprenorfina e carprofeno farão parte da validação do aparelho. As comparações entre os grupos serão feitas por meio das comparações dos limiares após cada tratamento com o valor de referência do grupo tratado com solução fisiológica. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
Efeitos do carprofeno e da buprenorfina no limiar nociceptivo mecânico com ou sem presença de foco inflamatório em gatos. 2007. 75 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Medicina. Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.