Busca avançada
Ano de início
Entree

Poli(metacrilato de metila) de alto impacto: síntese a partir de polimerização de metacrilato de metila em presença de AES e preparação e caracterização de suas blendas com PPO

Processo: 04/13723-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de agosto de 2005
Vigência (Término): 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Maria Isabel Felisberti
Beneficiário:Fabiana Pires de Carvalho
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Blendas   Homopolímeros   Miscibilidade   Polimetil metacrilato   Polimerização

Resumo

Este projeto visa sintetizar poli(metacrilato de metila) de alto impacto modificado por um elastômero saturado, AES. O PMMA-AES será obtido em batelada a partir da polimerização do MMA em presença de AES, em diferentes faixas de composição, variando-se a temperatura de polimerização. As blendas assim obtidas serão caracterizadas estruturalmente por análise elementar, por espectroscopia de infravermelho, por ressonância magnética nuclear de 1H e 13C, e por cromatografia de exclusão em gel (GPC). O PMMA-AES será utilizado no preparo de blendas com PPO, por meio de mistura mecânica no estado fundido. Tanto as blendas PMMA-AES e PPO/PMMA-AES serão caracterizadas segundo o comportamento de fases por calorimetria diferencial de varredura (DSC) e estabilidade térmica por análise termogravimétrica (TGA). A morfologia das fases será avaliada por microscopia eletrônica de varredura com fonte de emissão de campo (FE-SEM) e microscopia eletrônica de transmissão (TEM). As propriedades mecânicas serão avaliadas pelos ensaios de tração, flexão e resistência ao impacto. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE CARVALHO, FABIANA PIRES; GONCALVES, MARIA DO CARMO; FELISBERTI, MARIA ISABEL. Effect of in situ polymerization conditions of methyl methacrylate on the structural and morphological properties of poly(methyl methacrylate)/poly(acrylonitrile-g-(ethylene-co-propylene-co-diene)-g-st yrene) PMMA/AES Blends. Journal of Applied Polymer Science, v. 124, n. 4, p. 2846-2856, MAY 15 2012. Citações Web of Science: 1.
QUENTAL, A. C.; DE CARVALHO, F. P.; REZENDE, M. L.; ROSA, D. S.; FELISBERTI, M. I. Aromatic/Aliphatic Polyester Blends. JOURNAL OF POLYMERS AND THE ENVIRONMENT, v. 18, n. 3, p. 308-317, SEP 2010. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARVALHO, Fabiana Pires de. Blendas de poli(metacrilato de metila) e do elastômero saturado poli(acrilonitrila-g-(etileno-co-propileno-co-dieno-g-estireno) obitdas por polimerização in situ. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.