Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da participação de mecanismos GABAérgicos e glutamatérgicos na modulação de componente simpato-excitatório do quimiorreflexo no núcleo paraventricular do hipotálamo de ratos não anestesiados

Processo: 05/50382-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2005
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Benedito Honorio Machado
Beneficiário:Josiane de Campos Cruz
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/03285-7 - Mecanismos centrais da excitação simpática promovida pela hipóxia, AP.TEM
Assunto(s):GABA   Hipotálamo   Núcleo hipotalâmico paraventricular

Resumo

Estudos funcionais sugerem a participação do núcleo paraventricular do hipotálamo (PVN) na via simpato-excitatória do quimiorreflexo. O PVN é um importante centro de controle autonômico e neuroendócrino. Vários trabalhos sugerem a participação de mecanismos gabaérgicos no controle tônico da atividade simpática no PVN. Há estudos mostrando a participação de receptores glutamatérgicos do PVN na regulação da atividade simpática. Estudos recentes mostraram que o NO modula a atividade de neurônios glutamatérgicos do PVN por meio de interneurônios gabaérgicos, sugerindo a existência de um balanço entre os receptores excitatórios e inibitórios do PVN no controle tônico da atividade simpática. O objetivo do nosso estudo é avaliar a participação de mecanismos glutamatérgicos e gabaérgicos na modulação da via simpato-excitatória do quimiorreflexo no PVN de ratos não anestesiados. Faremos estudos farmacológicos com o estímulo do quimiorreflexo (i.v.) antes e após a microinjeção de AP-5 (antagonista seletivo dos receptores NMDA) ou de bicuculina (antagonista GABAA) no PVN de ratos não anestesiados. Por meio da imunohistoquímica verificaremos se os neurônios do PVN imunorreativos à subunidade R1 dos receptores de NMDA expressam a proteína Fos após o estímulo intermitente do quimiorreflexo com cianeto de potássio (i.v.). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CRUZ, JOSIANE C.; MACHADO, BENEDITO H. GABA and nitric oxide in the PVN are involved in arterial pressure control but not in the chemoreflex responses in rats. AUTONOMIC NEUROSCIENCE-BASIC & CLINICAL, v. 146, n. 1-2, p. 47-55, MAR 12 2009. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.