Busca avançada
Ano de início
Entree

Mecanismos de acao do ingap (islet neogenesis associated protein) sobre a regulacao da secrecao de insulina em celulas beta de ratos adultos.

Processo: 05/51564-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2005
Vigência (Término): 31 de julho de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Boschiero
Beneficiário:Kelly Elizeu da Silva
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/13218-0 - Estudo do mecanismo de secreção de insulina em células B pancreáticas durante o período perinatal e na prenhez: participação das vias de sinalização de prolactina e da insulina nas várias etapas do processo secretório e alterações induzidas por desnutrição proteica e distúrbios do metabolismo lipídico, AP.TEM
Assunto(s):Ilhotas pancreáticas   Diabetes mellitus

Resumo

Nas células β a secreção de insulina pode ser regulada por canais iônicos permeáveis ao potássio induzidos por glicose e sulfoniluréia. O aumento da razão ATP/ADP, devido ao metabolismo da glicose, despolariza a membrana das células p o que desencadeia a exocitose de grânulos de insulina. É relatado que, provavelmente, o ATP pode inibir o canal por agir principalmente nas subunidades Kir6.2; enquanto o MgATP, sulfoniluréia e diazoxida agiriam principalmente nas subunidades SUR1, causando o mesmo efeito (MIKI et al, 1999; AGUILAR-BRYAN et al, 1998). O INGAP é expresso no pâncreas durante a neogênese das ilhotas e tem como função principal iniciar a proliferação da linhagem de células que darão origem a novas células produtoras de insulina. Entretanto, foi relatado como responsável pelo aumento significativo da secreção de insulina em ilhotas de Langerhans de ratos adultos, quando submetidas à exposição crônica em cultura. Desta maneira, o objetivo do trabalho é analisar as ações do INGAP sobre o processo de secreção de insulina em ilhotas de ratos adultos, observando as alterações na expressão das subunidades Ki6.2 e SUR1 que formam o canal de potássio. Analisar-se-á, também, o efluxo de potássio nas ilhotas expostas ao INGAP e submetidas a diferentes concentrações de glicose e de agentes que controlam a abertura dos canais de K+ATP-dependentes. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Kelly Elizeu da. INGAP-PP (Islets Neogenesis Associated Protein) aumenta a expressao das proteinas do canal de potassio, sensivel ao ATP, em ilhotas cultivadas de ratos adultos. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.