Busca avançada
Ano de início
Entree

Simulacao de escoamentos de fluidos em superficies definidas por pontos nao organizados.

Processo: 05/51040-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2006
Vigência (Término): 31 de outubro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Antonio Castelo Filho
Beneficiário:Kemelli Campanharo Estacio
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Simulação numérica   Superfície livre

Resumo

Este projeto de doutorado visa simular escoamentos de fluidos em superfícies definidas por pontos não organizados, evitando completamente o uso de malhas na discretização. Diferentemente de outras técnicas voltadas para simulação de fluidos, que fazem uso das equações de Navier-Stokes, pretendemos empregar na modelagem do fluido as equações de Hele-Shaw, que são mais adequadas para simulação de fluidos em superfícies. O projeto também pretende investigar uma nova abordagem para tratamento da superfície livre, que será baseada na técnica VOF em conjunto com partição da unidade. O desenvolvimento de uma estratégia de visualização para o escoamento utilizando rendering baseado em pontos também faz parte de nossa proposta. Desta forma, propomos um arcabouço completamente livre de malhas para simulação e visualização de fluidos. Embora o foco principal do projeto seja simulação de escoamentos para fins de computação gráfica, a metodologia proposta pode ser empregada em diferentes classes de problemas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ESTACIO, Kemelli Campanharo. Simulação de escoamento de fluidos em superfícies definidas por pontos não organizados. 2008. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.