Busca avançada
Ano de início
Entree

Dinamica sazonal de inundacao dos sistemas de lagos da reserva de desenvolvimento sustentavel mamiraua: abordagem integrada de sensoriamento remoto e analise espacial.

Processo: 04/15990-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2006
Vigência (Término): 30 de junho de 2006
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geografia Física
Pesquisador responsável:Evlyn Márcia Leão de Moraes Novo
Beneficiário:Dayson Jose Jardim Lima
Instituição-sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Geoprocessamento

Resumo

O objetivo do presente estudo é modelar espaço-temporalmente a dinâmica sazonal de inundação e dos parâmetros de qualidade da água nos sistemas de lagos de várzea da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá - RDSM a partir da abordagem integrada de técnicas de sensoriamento remoto e análise espacial especificamente tem-se por objetivos: quantificar a influência da morfologia dos lagos da reserva em sua área inundada, a partir do pulso de inundação característico da Amazônia central; verificar a influência da distribuição espacial dos lagos da reserva em sua área inundada; e analisar as relações multivariadas das características espectrais e limnológicas no sistema rio/lagos de várzea a RDSM está localizada na confluência das bacias hidrográficas dos rios Solimões e Japurá, estado do amazonas, sendo considerada modelo no manejo comunitário de lagos e parte integrante do corredor ecológico da Amazônia central. (AU)