Busca avançada
Ano de início
Entree

Ecologia e comportamento do bicudinho-do-brejo (Stymphalornis acutirostris Bornschein, Reinert & Teixeira, 1995 - aves, Formicariidae)

Processo: 04/13274-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 31 de outubro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:Marco Aurelio Pizo Ferreira
Beneficiário:Bianca Luiza Reinert
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Aves   Bicudinho-do-brejo   Stymphalornis acutirostris   Comportamento animal   Ecologia animal   Espécies em perigo de extinção

Resumo

O bicudinho-do-brejo foi descoberto em 1995, próximo a Matinhos, litoral do Paraná. Principalmente por ser uma espécie que vive em ambientes de ocorrência restrita ele foi reconhecido como ameaçado de extinção. Pesquisas anteriores buscaram conhecer a sua distribuição geográfica; caracterizar floristicamente os ambientes de ocorrência; quantificar a população e avaliar o status de conservação. A espécie tem como limite norte de ocorrência a baia de Antonina, no Paraná, e como limite sul o rio Itapocu, em Santa Catarina. É restrita às Formações Pioneiras de Influência Fluvio Marinha, Fluvial e Lacustre. A extensão de ocorrência global é pouco mais de 43.200 ha e a estimativa populacional global é de 17.700 indivíduos. Salienta-se que apenas 29 % das espécies ameaçadas de extinção do mundo têm extensão de ocorrência igual ou menor que a do bicudinho-do-brejo e apenas 3,5 % das aves do mundo têm extensão de ocorrência igual ou menor que a da espécie. O presente projeto objetiva incrementar o conhecimento sobre a ecologia e comportamento da ave, para que possam ser implementadas ações para a sua conservação e de seu ambiente de ocorrência, para tal, serão estudados aspectos relativos à dieta alimentar; morfologia; reprodução; nidificação; organização social e territorialidade. A espécie será detectada com a técnica de "playback", e o método de captura, marcação e observações serão utilizados para contemplar a maior parte dos objetivos. O estudo será desenvolvido na região da baía de Guaratuba, no Paraná. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
REINERT, BIANCA L.; BELMONTE-LOPES, RICARDO; BORNSCHEIN, MARCOS R.; SOBOTKA, DAIANE D.; CORREA, LEANDRO; PIE, MARCIO R.; PIZO, MARCO A. NEST AND EGGS OF THE MARSH ANTWREN (STYMPHALORNIS ACUTIROSTRIS): THE ONLY MARSH-DWELLING THAMNOPHILID. Wilson Journal of Ornithology, v. 124, n. 2, p. 286-291, JUN 2012. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
REINERT, Bianca Luiza. Ecologia e comportamento do bicudinho-do-brejo (Stymphalornis acutirostris Bornschein, Reinert & Teixeira, 1995 - aves, Thamnophilidae). 2009. 198 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro). Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.