Busca avançada
Ano de início
Entree

O fim do acordo de texteis e vestuario: impactos sobre o setor textil vestuario brasileiro.

Processo: 05/53584-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2006
Vigência (Término): 31 de agosto de 2007
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia Industrial
Pesquisador responsável:Luciana Togeiro de Almeida
Beneficiário:Sílvia Maria Ferreira Mendes
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Comércio internacional   Acordos comerciais   Liberalização comercial

Resumo

Os padrões comerciais na indústria têxtil-vestuário estão sendo redesenhados devido ao estabelecimento de acordos comerciais. E esses acordos trazem conseqüências positivas ou negativas para os países participantes do comércio internacional de artigos têxteis e confeccionados. Desde 1974, com o estabelecimento do Acordo Multifibras (1974-1994), até dezembro de 2004, com o fim do Acordo de Têxteis e Vestuário (1995-2004), vigorou o sistema de cotas de exportação. A partir de janeiro de 2005, com a liberalização comercial no setor têxtil-vestuário, toma-se relevante investigar o novo panorama comercial na indústria têxtil-vestuário e quais as conseqüências para os países em desenvolvimento. Estes perderão mercado frente à entrada da China na Organização Mundial do Comércio, ou não? E o Brasil? Esta pesquisa visa analisar a inserção internacional da indústria têxtil-vestuário brasileira no período 2005-2006, imediatamente após o fim do ATV e inicio da nova regulamentação do comércio de têxteis pela OMC. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MENDES, Sílvia Maria Ferreira. O fim do acordo de têxteis e vestuário : impactos sobre o setor têxtil-vestuário brasileiro. 2007. 123 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara). Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.