Busca avançada
Ano de início
Entree

Monteiro Lobato & Paul Faucher: a revolução do livro infantil nas bases da evolução pedagógica

Processo: 05/50740-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2005
Vigência (Término): 30 de setembro de 2009
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Comparada
Pesquisador responsável:Marisa Philbert Lajolo
Beneficiário:Tâmara Maria Costa e Silva Nogueira de Abreu
Instituição-sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/08819-4 - Monteiro Lobato (1882-1948) e outros modernismos brasileiros, AP.TEM
Assunto(s):Educação   Literatura infantojuvenil   Livro infantil

Resumo

A história do livro para crianças no Brasil e na França tem, entre outros, um ponto em comum: o parentesco com a história da educação. Em ambos os países, a década de 30 foi decisiva para as transformações que este mediador cultural sofreria, pois é quando entram em cena os dois maiores responsáveis por estas mudanças, ou melhor, por estas melhorias no livro destinado ao público infantil: Monteiro Lobato (1882-1948) e Paul Faucher (898-1967). Tanto um quanto outro foram inicialmente editores e depois se dedicaram à literatura infantil; além disso, eram amigos de grandes educadores em seus respectivos países, ligação esta que pode ter influenciado as idéias presentes na criação de seus célebres livros e álbuns. Ao mesmo tempo em que os intelectuais franceses e brasileiros - junto à sociedade - colocavam em questão a chamada escola tradicional e buscavam progressos pedagógicos propondo um novo modelo de educação, que denominaram Escola Nova, Lobato e Faucher vinham desenvolvendo um novo formato de livro para crianças, mais adequado para atender às necessidades e exigências de uma nova escola, de uma nova sociedade, de um novo homem. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ABREU, Tâmara Maria Costa e Silva Nogueira de. O livro para crianças em tempos de Escola Nova : Monteiro Lobato & Paul Faucher. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.