Busca avançada
Ano de início
Entree

Dinâmica de expressão gênica de fosfolipase A2 e da proteína precursora do amilóide (APP) no cérebro: implicações com a memória e a Doença de Alzheimer

Processo: 04/02165-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2004
Vigência (Término): 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Emmanuel Dias-Neto
Beneficiário:Fábio Borges Mury
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/13633-7 - Metabolismo de fosfolípides em doenças neuropsiquiátricas, AP.TEM
Assunto(s):Doença de Alzheimer

Resumo

A Doença de Alzheimer (DA) é a mais comum e devastadora doença neurodegenerativa entre idosos, com uma incidência prevista para 22 milhões de afetados daqui a 20 anos. Sua etiologia ainda é desconhecida, mas há um consenso de que a DA seja complexa e multifatorial, resultado de interações entre vários genes predisponentes e fatores ambientais. O quadro patológico da doença está associado com alterações deposição cerebral de placas senis e emaranhados neurofibrilares, que resultam em progressivo quadro demencial e neurodegeneração, com comprometimento da fala e percepção temporal/espacial. A perda de memória foi associada à degeneração de neurônios colinérgicos e glutamatérgicos, principalmente no hipocampo e córtex cerebral. O metabolismo de fosfolipídios (controlado pela enzima fosfolipase A2 - PLA2), tem sido encontrado alterado em pacientes com DA, assim como a própria atividade de PLA2 que está inibida na DA, se correlacionando com o maior grau de demência e aumento no número de placas e neurofibrilas. Além disto, sabemos que PLA2 influencia o processamento e a secreção de APP das células. Neste projeto iremos avaliar a dinâmica de expressão gênica da APP (Proteína Precursora do Amilóide) e dos diversos genes de PLA2 ativos no cérebro, em amostras de humanos e modelos experimentais. Esta expressão também será avaliada no contexto de tarefas de esquiva inibitória, buscando relacionar a dinâmica de expressão destes genes e a memória de longa duração. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MURY, FABIO B.; DA SILVA, WEBER C.; BARBOSA, NADIA R.; MENDES, CAMILA T.; BONINI, JULIANA S.; SOUZA SARKIS, JORGE EDUARDO; CAMMAROTA, MARTIN; IZQUIERDO, IVAN; GATTAZ, WAGNER F.; DIAS-NETO, EMMANUEL. Lithium activates brain phospholipase A2 and improves memory in rats: implications for Alzheimer's disease. EUROPEAN ARCHIVES OF PSYCHIATRY AND CLINICAL NEUROSCIENCE, v. 266, n. 7, p. 607-618, OCT 2016. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.