Busca avançada
Ano de início
Entree

Vacina de administração oral contra diarréia associada a Escherichia coli enteropatogênica baseada em linhagens geneticamente modificadas de Bacillus subtilis

Processo: 05/51084-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de agosto de 2005
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Luis Carlos de Souza Ferreira
Beneficiário:Wilson Barros Luiz
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Bacillus subtilis   Desenvolvimento de vacinas

Resumo

O objetivo deste projeto será a construção de linhagens geneticamente modificadas de B. subtilis capazes de expressar porções de intimina, principal componente envolvido na capacidade de colonização de linhagens enteropatogênicas de Escherichia coli (EPEC), como estratégia vacinal de administração oral contra diarréias infecciosas. As vacina a serem desenvolvidas empregarão duas regiões da intimina de EPEC e linhagens de B. subtilis capazes de expressar proteínas recombinantes no oitoplasma e no meio extracelular. Além disso, avaliaremos o uso de esporos e células vegetativas como vetores para expressão dos antígenos recombinantes a partir de sistemas de expressão epissomais estáveis. A eficácia do modelo vacinal será determinada pela: (I) produção de anticorpos sistêmicos (IgG) e secretados (sIgA) contra intimina, (II) capacidade de neutralização dos anticorpos gerados contra intiminas expressas por diferentes linhagens de EPEC; e (III) capacidade do conferir proteção à desafios corri linhagens do EPEC típicas e atípicas a partir de modelo experimental quê emprega camundongos recém-nascidos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LUIZ, Wilson Barros. Vacinas de administração oral contra diarréia associada à Escherichia coli enteropatogênica baseada em linhagens geneticamente modificadas de Bacillus subtilis. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.