Busca avançada
Ano de início
Entree

Aquém da Terra Sem Mal: a cultura como projeto entre os Guarani em São Paulo

Processo: 05/50055-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2005
Vigência (Término): 31 de maio de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Etnologia Indígena
Pesquisador responsável:Dominique Tilkin Gallois
Beneficiário:Valeria Mendonça de Macedo
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Guarani   Etnologia   Cultura (sociologia)   Cultura indígena

Resumo

A questão a que se propõe a pesquisa concerne aos usos e processos de produção de enunciados por grupos indígenas no contexto contemporâneo, decorrentes de um movimento crescente de reflexividade e objetivação da "cultura", categoria que veio a constituir um operador classificatório estratégico de inserção nas redes mundiais de interlocução interétnica nos campos político, econômico e simbólico. Primordialmente, o objeto da pesquisa serão projetos associados a noções de "valorização" e/ou "resgate" cultural, desenvolvidos entre grupos indígenas, atentando para suas implicações políticas, sociológicas e cosmológicas. O recorte etnográfico, por sua vez, remete às três aldeias Guarani localizadas no município de São Paulo, que vivem um período de elaboração e desenvolvimento de uma série de projetos, por meio de diferentes parcerias, que engendra elaborações e reelaborações do que vem a ser a "cultura" e as "tradições" guarani. Concomitantemente, trata-se de um período de acirramento de pressões e antagonismos com moradores do entorno e ambientalistas, entre outros. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MACEDO, Valeria Mendonça de. Nexos da diferença. Cultura e afecção em uma aldeia guarani na Serra do Mar. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.