Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelo experimental e instrumentação para estudo da função do retículo sarcoplasmático no transporte de Ca2+ no coração

Processo: 05/52601-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2005
Vigência (Término): 30 de junho de 2007
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica - Bioengenharia
Pesquisador responsável:Jose Wilson Magalhaes Bassani
Beneficiário:Diogo Coutinho Soriano
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Retículo sarcoplasmático   Coração   Transporte de cálcio

Resumo

As doenças cardiovasculares ainda constituem um dos maiores índices de mortalidade no Brasil e nos países mais desenvolvidos. É unânime que a fisiologia do coração deva cada vez mais ser estudada com técnicas quantitativas, ao mesmo tempo em que é necessário desenvolver novos métodos de apoio a pesquisa. No coração de mamíferos, o retículo sarcoplasmático (RS) é a principal fonte do Ca2+ ativador da contração: a carga reticular do íon depende do balanço adequado entre liberação e da captação. No presente trabalho será desenvolvido um sistema para medição de variações intracelulares (transientes) de Ca2+ em células cardíacas isoladas, usando o indicador de Ca2+ Fluo-3. Além de constituir um equipamento relativamente simples que poderá vir ser repassado para a indústria nacional, o trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de um método simples para estudo da atividade da ATPase de Ca2+ do RS (responsável pela captação do íon) em miócitos cardíacos isolados de rato. Numa condição de repouso elétrico e bloqueio do principal mecanismo de extrusão de Ca2+, será evocada contração celular pela aplicação regular e rítmica de pulsos de cafeína, de modo que, após estabilização, o Ca2+ disponível para a contração esteja praticamente ciclando entre o meio intracelular e o RS. Nesta condição a taxa de captação do íon poderá ser avaliada pelo decaimento do transiente de Ca2+ medido com a instrumentação desenvolvida. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SORIANO, Diogo Coutinho. Modelo experimental e instrumentação para estudo da função do reticulo sarcoplasmatico no transporte de Ca 2+ no coração. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.