Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do vegf e bfgf sobre a producao de estrogenos na placenta de bovinos clonados e nao clonados.

Processo: 05/51899-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2005
Vigência (Término): 30 de junho de 2007
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Paula de Carvalho Papa Keohane
Beneficiário:Liza Margareth Medeiros de Carvalho Sousa
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/07392-7 - Expressão do VEGF e bFGF na placenta bovina e seus efeitos sobre a produção de hormônios esteróides neste órgão, AP.JP
Assunto(s):Placenta   Estrógenos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bovinos Clonados | Estrogenos | Placenta

Resumo

A função placentária pode ser regulada por vários fatores. Recentemente tem-se ressaltado o papel dos fatores de crescimento como moduladores locais dos processos que ocorrem durante a gestação. O processo de angiogênese ocorre a cada nova gestação, sendo o VEGF (vascular endothelial growth factor) e o bFGF (basic fibroblast growth factor) os principais fatores de crescimento envolvidos. Vários estudos indicam a participação desses fatores em outras funções fisiológicas, como a estimulação da produção hormonal em tecidos esteroidogênicos. Placenta de bovinos clonados não apresenta o mesmo padrão de produção hormonal nem tampouco o mesmo padrão de expressão gênica. O objetivo deste estudo é avaliar os efeitos do VEGF e do bFGF sobre a produção de estrógenos em culturas de células placentárias bovinas provenientes de animais normais e clonados. Placentônios bovinos de 3, 5, 7 e 9 meses de gestação serão obtidos de abatedouro e os de animais clonados após cesarianas. Todos serão processados para cultivo celular. Os fatores de crescimento VEGF e BFGF serão adicionados à cultura e o meio será coletado a cada 24 horas durante 4 dias consecutivos. As amostras de meio serão utilizadas para dosagem de estrógenos totais através de radioimunoensaio e as células serão coletadas para avaliação da proliferação celular pelo método de incorporação de timidina. Os resultados obtidos serão analisados estatisticamente através de um delineamento 2x2 fatorial. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUSA, L. M. M. C.; CAMPOS, D. B.; FONSECA, V. U.; VIAU, P.; KFOURY, JR., J. R.; OLIVEIRA, C. A.; BINELLI, M.; BURATINI, JR., J.; PAPA, P. C.. Vascular endothelial growth factor A (VEGFA) modulates bovine placenta steroidogenesis in vitro. Placenta, v. 33, n. 10, p. 788-794, . (02/07392-7, 05/51899-7)
MARIANA N. LA PAZ; VANESSA U. FONSECA; DANILA B. CAMPOS; LAURA P. ARTONI; LIZA M. M. C. SOUSA; PAULA C. PAPA. Produção de progesterona in vitro pelas células do corpo lúteo bovino ao longo da gestação. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 27, n. 9, p. 370-376, . (05/50243-0, 05/51899-7, 02/07392-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUSA, Liza Margareth Medeiros de Carvalho. Efeitos do VEGF e do bFGF sobre a expressão da aromatase P450 em cultivo de células placentárias provenientes de bovinos clonados e não clonados. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.