Busca avançada
Ano de início
Entree

O GENE KIAA0090 E ATIVADO EM LESAO PRE-NEOPLASICA E SEU SILENCIAMENTO POR siRNA CAUSA MORTE CELULAR EM LINHAGEM DE MELANOMA.

Processo: 07/57307-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Enilza Maria Espreafico
Beneficiário:Rodrigo Ribeiro da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Interferência de RNA   Melanoma   Expressão gênica

Resumo

Células cancerosas proliferam desordenadamente e são capazes de escapar do mecanismo de morte celular programada, da senescência celular replicativa e das vias de diferenciação, que normalmente bloqueariam sua capacidade de crescimento e divisão. O recente seqüenciamento do genoma humano permitiu e permitirá a descoberta e caracterização de genes que são críticos no desenvolvimento do câncer. Muitos estudos em biologia celular e molecular têm objetivos dirigidos em compreender os genes e mecanismos que levam à formação do câncer. O gene anotado como KIAA0090, localizado no cromossomo 1 (1p36.13), encontrado em todas as espécies de eucariotos, codifica uma proteína de 993 resíduos de aminoácidos (segundo a RefSeq para este gene humano), cuja elevada conservação entre os eucariotos e a presença de domínios estruturais envolvidos em interação proteína-proteína e sinalização, sugerem papel importante em um mecanismo celular essencial. Estudos de nosso grupo mostram que a proteína KIAA0090 endógena apresenta ampla distribuição citoplasmática, sendo predominantemente associada às mitocôndrias, mas também ao retículo endoplasmático; e em tecido muscular esfriado está associada ao disco Z e matriz extracelular da fibra. Múltiplos polipeptídeos com massas moleculares variadas foram detectadas sugerindo a ocorrência de múltiplas isoformas alternativas dessa proteína. O conjunto de seqüências de cDNA e ESTs para este gene sugere a ocorrência de uma riqueza de transcritos alternativos desse gene produzidos por splicing alternativo e potenciais múltiplos promotores nesse gene. Com base nessas evidências, propomos nesse projeto definir isoformas alternativas da proteína KIAA0090 associadas a tecidos tumorais e não tumorais, caracterizar seu padrão de expressão e elucidar a contribuição dessas isoformas alternativas em funções relacionadas ao processo de tumorigênese, principalmente apoptose e proliferação celular. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUSA, JOSANE F.; TORRIERI, RAUL; SILVA, RODRIGO R.; PEREIRA, CRISTIANO G.; VALENTE, VALERIA; TORRIERI, ERICO; PERONNI, KAMILA C.; MARTINS, WALESKA; MUTO, NAIR; FRANCISCO, GUILHERME; BROHEM, CARLA ABDO; CARLOTTI, JR., CARLOS G.; MARIA-ENGLER, SILVYA S.; CHAMMAS, ROGER; ESPREAFICO, ENILZA M. Novel Primate-Specific Genes, RMEL 1, 2 and 3, with Highly Restricted Expression in Melanoma, Assessed by New Data Mining Tool. PLoS One, v. 5, n. 10 OCT 20 2010. Citações Web of Science: 11.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Rodrigo Ribeiro da. O gene KIAA0090 é ativado em lesão pré-neoplásica e seu silenciamento por siRNA causa morte celular em linhagem de melanoma. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.