Busca avançada
Ano de início
Entree

Sérgio Ferro: a construção de uma teoria - análise da experiência didática de Sérgio Ferro em consideração a sua produção arquitetônica e teórica

Processo: 05/53575-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2006
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Miguel Antonio Buzzar
Beneficiário:Angélica Irene da Costa
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Arquitetura moderna   Arquitetos

Resumo

Essa pesquisa será centrada na análise das experiências do arquiteto Sérgio Ferro da prática docente, desde seu início na FAU-USP logo depois de formado, ingressando na disciplina de História da Arte e Estética em 1962, passando por propostas de um ensino de arquitetura diferente e novo na implementação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos (entre 1967 e 1968), culminando nas suas experiências em Grenoble, na França, iniciadas em 1972. Apesar de possuir uma especificidade própria, a prática da docência comunica-se com as outras vertentes da produção de Sérgio Ferro: sua obra arquitetônica, representada basicamente por projetos residenciais e seus escritos teóricos - que são resultado de seu engajamento na cena política e cultural no período delimitado entre o final dos anos 1950 e o início da década de 1970. Neste sentido, a pesquisa será orientada através da análise e do entendimento de seus textos à luz do debate político e cultural do período extrapolando o campo da arquitetura, além de uma visão crítica sobre suas obras e principalmente de uma análise de suas experiências como professor que repercutiu em vários outros cursos de arquitetura. Com isso, pretende-se estabelecer uma interlocução entre conceitos, obras e prática da docência, verificando as concordâncias e contradições desse arquiteto que marcou profundamente a arquitetura moderna brasileira e o ensino da arquitetura. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COSTA, Angélica Irene da. Sérgio Ferro: didática e formação. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.