Bolsa 02/13973-2 - Melipona bicolor, Ontogenia - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo comparativo de inter-relações de fatores ontogenéticos e ambientais sobre a endotermia de Melipona bicolor Lepeletier (Hymenoptera: Apidae: Meliponinae)

Processo: 02/13973-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de março de 2003
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2007
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Jose Eduardo Pereira Wilken Bicudo
Beneficiário:Denise Loli
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Melipona bicolor   Ontogenia   Regulação da temperatura corporal animal   Termogênese   Metabolismo energético   Metabolismo animal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Meliponinae | Metabolismo Energetico | Termogenese | Termorregulacao

Resumo

A maioria dos insetos torna-se progressivamente lenta e incapaz de voar a baixas temperaturas. Porém, os insetos endotérmicos-heterotérmicos são capazes de realizar uma regulação da temperatura corpórea em uma larga faixa de temperaturas ambiente. Dentre esses insetos, encontram-se as abelhas melíferas, que regulam a sua temperatura toráxica ao longo de uma larga faixa de temperaturas ambientes. A fisiologia das abelhas tem muita importância sobre a atividade de vôo e, além disso, as abelhas constituem objeto de estudo interessante para este trabalho porque geram calor metabólico para o aquecimento pré-vôo e para a termorregulação individual e da colméia. O objetivo geral do presente projeto é investigar a variação da taxa metabólica, da capacidade de metabolizar açúcares e da termorregulação em insetos endotérmicos-heterotérmicos sob a influência de fatores ontogenéticos e ambientais. No presente estudo, utilizaremos como animais experimentais as abelhas melíferas da espécie Melipona bicolor e também outras espécies para comparações filogenéticas e evolutivas. Abordaremos a Influência da temperatura sobre as abelhas melíferas, a variação ontogenética da taxa metabólica e o balanço energético da colméia. Serão estudados a modulação da alimentação e a taxa de recompensa obtida na fonte de alimento. Além disso, estudaremos os mecanismos de termogênese via ativação de receptores beta-adrenérgicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOLI, Denise. Termorregulação colonial e energética individual em abelhas sem ferrão Melipona quadrifasciata Lepeletier (Hymenoptera, Apidae, Meliponini). 2008. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.