Busca avançada
Ano de início
Entree

Amazonas, sao francisco e tiete: as imagens do rio na construcao da identidade nacional.

Processo: 04/04586-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - Teoria e Filosofia da História
Pesquisador responsável:Edgar Salvadori de Decca
Beneficiário:Marcela Marrafon de Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Nacionalidade

Resumo

O projeto visa dar continuidade à pesquisa de iniciação científica e monografia de final de curso. Buscando problematizar as relações entre memória e história, tem-se como tema de estudo compreender a construção da identidade nacional através das imagens dos rios Amazonas, São Francisco e Tietê. As obras de análise são: Capítulos de História Colonial, de Capistrano de Abreu; À margem da história, de Euclides da Cunha; Relatos monçoeiros, organizado por Affonso Taunay; e Monções, de Sérgio Buarque de Holanda. Todos textos históricos consagrados que criaram um "território da memória" por meio das palavras que constituem as imagens textuais destes rios. A pesquisa conta ainda com fontes secundárias: Revistas do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (1839-1945), Revistas do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (1898-1945) e a Sala das Monções e as ânforas com água dos rios brasileiros do Museu Paulista. Pretende-se estudar uma determinada tradição que elege a natureza como sinônimo da nacionalidade brasileira e tem no rio um importante símbolo que exprime uma idéia de Brasil. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Marcela Marrafon de. Paquequer, São Francisco e Tiete : as imagens dos rios e a construção da nacionalidade. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.