Busca avançada
Ano de início
Entree

Obesidade infantil em pre-escolares atendidos pelo programa de saude da familia de ribeirao preto-sp.

Processo: 05/53622-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2006
Vigência (Término): 31 de agosto de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Análise Nutricional de População
Pesquisador responsável:Amaury Lelis Dal Fabbro
Beneficiário:Marina Manduca Ferreira
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Prevalência   Consumo de alimentos   Nutrição infantil   Obesidade pediátrica

Resumo

Considerada um dos principais problemas de saúde no mundo a prevalência de obesidade vem aumentando de forma significante e principalmente em crianças. Sabe-se que a obesidade na infância tende a continuar na fase adulta, levando a diminuição da expectativa de vida e maior risco de doenças. A estrutura familiar, os hábitos alimentares da família, o grau de escolaridade materno e o padrão alimentar da mãe são considerados as principais influencias no estabelecimento de comportamentos protetores à saúde da criança. O presente projeto é um estudo transversal, no qual serão avaliados alguns determinantes ambienteis da obesidade infantil e suas interelações. O objetivo é determinar a prevalência de obesidade infantil em pré-escolares com idade entre 2 e 5 anos atendidos pelo Programa de Saúde da Família (PSF) na cidade de Ribeirão Preta - SP, analisando as interelações entre estado nutricional materno e infantil, composição familiar, grau de escolaridade materno, condição socioeconômica da família, características da alimentação da criança e dados antropométricos na incidência de obesidade infantil. Serão aplicados um Questionário Social e um Questionário Alimentar composto por um recordatório do consumo de alimentos do dia anterior à entrevista (Recordatório de 24 horas) e um inquérito de freqüência de consumo semanal de determinados alimentos/grupos de alimentos, não quantitativo, além de serem coletados dados antropométricos de peso, altura e pregas cutâneas da mãe e da criança. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA, Marina Manduca. Obesidade em pré-escolares atendidos pelo Programa de Saúde da Família de Ribeirão Preto - SP. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.