Busca avançada
Ano de início
Entree

A producao do lugar num bairro da periferia da metropole paulista.

Processo: 05/52015-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2005
Vigência (Término): 31 de maio de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Ana Fani Alessandri Carlos
Beneficiário:Fabiana Valdoski Ribeiro
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):São Paulo   Metrópoles   Reprodução do espaço   Periferia

Resumo

O complexo processo de urbanização e a produção do espaço urbano metropolitano se realizam, hegemonicamente, sob a égide da produção capitalista que instaura uma racionalidade produtivista, através da imposição da lógica econômica, que traz no momento atual uma transformação profunda nas relações espaço-tempo, o que pode ser analisado através das profundas mudanças vividas pelos habitantes em sua prática sócio-espacial no plano do lugar. A metrópole, enquanto realidade material concreta, é (re)produzida e se organiza na sociedade capitalista baseada na propriedade privada da terra, o que significa dizer que o acesso dos habitantes da cidade â moradia, tem como pressuposto a compra/aluguel de um imóvel o que cria a fragmentação do espaço. Por outro lado, o acesso ao solo urbano se realiza diferencialmente na relação renda/acesso ã moradia que está na origem da produção das imensas periferias, trazendo como conseqüência a segregação espacial - impressa nas formas e possibilidades dos usos do lugar para realização da vida cotidiana. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RIBEIRO, Fabiana Valdoski. A produção do lugar na periferia da metrópole paulistana. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.