Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do sistema nervoso autônomo simpático beta-adrenérgico sobre a expressão do gene do GLUT4 no jejum

Processo: 05/50857-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2005
Vigência (Término): 31 de julho de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Ubiratan Fabres Machado
Beneficiário:Ana Bárbara Teixeira Alves Wagner
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/07384-4 - Regulação da expressão gênica dos transportadores de glicose no diabetes mellitus: papel na fisiopatologia e potencialidades preventivas e terapêuticas, AP.TEM
Assunto(s):Isoproterenol   Músculo esquelético   Sistema musculoesquelético   Jejum

Resumo

A hipótese da existência de genes de "poupança" propõe que estes genes favoreçam o armazenamento de energia durante períodos de abundância de comida e a conservação de energia durante a sua escassez, auxiliando na sobrevivência. O GLUT4 é um típico gene de "poupança", sendo o codificador do principal transportador de glicose responsivo à insulina. O papel do GLUT4 no armazenamento de energia nos momentos de farta oferta de substratos está claramente definido. Entretanto sua regulação nos períodos de escassez de alimento ainda é desconhecida, em especial quando circunstâncias estressantes são impostas ao organismo. O músculo esquelético é o principal local envolvido na captação de glicose dependente de insulina. A participação do sistema nervoso autônomo simpático beta-adrenérgico é importante para a manutenção da homeostasia no jejum e, sobretudo na resposta a condições estressantes como exercício físico. Este trabalho visa investigar a participação do sistema nervoso autônomo simpático beta-adrenérgico sobre a regulação da expressão do gene do GLUT4 no jejum. Ratos Wistar serão divididos nos seguintes grupos: alimentados livremente (A), jejum de 48 horas (J), 48 horas de jejum sob bloqueio beta-adrenérgico com propanolol (JP) ou sob estímulo beta-adrenérgico com isoproterenol (JI). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALVES-WAGNER‚ A.B.T.; DE FREITAS‚ H.S.; DE SOUZA‚ P.B.; SERAPHIM‚ P.M.; MORI‚ R.C.T.; MACHADO‚ U.F. beta-ADRENERGIC ACTIVITY PRESERVES GLUT4 PROTEIN IN GLYCOLYTIC FIBERS IN FASTING. MUSCLE & NERVE, v. 40, n. 5, p. 847-854, 2009. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.