Busca avançada
Ano de início
Entree

Potenciais evocados auditivos de estado-estavel(auditory steady-state evoked potentials): aplicacao para a estimativa do audiograma.

Processo: 05/51975-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2005
Vigência (Término): 31 de março de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Cecilia Martinelli
Beneficiário:Melissa Mitsue Cunha Pires Okada
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Perda auditiva   Audição   Potenciais evocados auditivos

Resumo

Atualmente os potenciais evocados de estado-estável (Auditory Steady-State Evoked Responses - AASR) tornam-se em uma alternativa para a medida objetiva da audição devido principalmente à maior facilidade e eficiência para a obtenção de respostas, objetividade na análise dos registros, seletividade das freqüências das respostas das AASR, maior detecção de respostas auditivas (do que outros métodos objetivos) em indivíduos com perda auditiva severa. Embora diversas pesquisas demonstrem os benefícios da utilização dos AASRs, vários parâmetros são utilizados, o que dificulta a normatização de dados para pesquisas e aplicações clínicas. O objetivo do estudo é estimar o audiograma por meio da diferença entre o limiar eletrofisiológico evocado de estado-estável e o limiar comportamental em indivíduos com audição normal, com perda auditiva neurossensprial de grau leve a moderadamente severo e de grau severo a profundo nas freqüências de 500 Hz, 1000 Hz, 2000Hz e 4000 Hz. MÉTODO: Estudo realizado no Departamento de Fonoaudiologia da UNIFESP. A amostra será constituída por 75 pacientes, divididos em três grupos (GI - audição normal; GII - perda neur. de grau leve a mod. severa; GIII - perda neur. de grau severo e profundo). Será realizada a audiometria tonal liminar e a aplicação do AASR nas freqüências de 500, 1000, 2000 e 4000 Hz. Os resultados de cada exame serão analisados estatisticamente e comparados os limiares comportamentais e eletrofisiológicos intra e inter grupos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)