Busca avançada
Ano de início
Entree

Dessorcao de gases de juntas soldadas em camaras de ultra-alto vacuo de aneis de armazenamento de eletrons.

Processo: 05/51981-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2005
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Processos de Fabricação
Pesquisador responsável:Antonio José Ramirez Londono
Beneficiário:Rafael Molena Seraphim
Instituição-sede: Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). Campinas , SP, Brasil

Resumo

O desenvolvimento do acelerador de partículas do LNLS (Laboratório Nacional de Luz Síncrotron) está intimamente ligado ao sistema de vácuo. Portanto, para o desenvolvimento de melhorias que permitam um melhor funcionamento desta máquina é muito importante à realização de estudos no sentido de conceder o avanço de tal sistema. Um dos estudos, neste caso, está vinculado com a análise de dessorção de gases das câmaras, que são em sua grande maioria construídas com os aços inoxidáveis AISI 304 e AISI 316L e utilizam como processo de união permanente a soldagem GTAW (Gas Tungsten Are Welding) que apresenta alta qualidade e fácil controle dos parâmetros de processo. Mas alguns estudos realizados no LNLS sugerem que a pressão parcial de argônio no sistema de vácuo do acelerador de partículas do LNLS é o resultado do choque de fótons com as juntas soldadas das câmaras. Então propõe-se estudar a dessorção de gases de tais juntas soldadas através das técnicas DEE (Dessorção Estimulada por Elétrons) e DEF (Dessorção Estimulada por Fótons). Buscando alternativas para minimizar ou até mesmo eliminar a pressão parcial de argônio e, conseqüentemente, melhorar o desempenho da fonte de luz síncrotron (radiação síncrotron). Assim como, realizar uma comparação dos resultados obtidos de ambas as técnicas (DEE e DEF), pois isto é algo inédito até o presente momento. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SERAPHIM, Rafael Molena. Dessorção de gases de juntas soldadas em camaras de ultra-alto vacuo de aneis de armazanamento de eletrons. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Mecânica.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.