Busca avançada
Ano de início
Entree

Remoção de cromo de efluentes aquosos por zeólita sedimentar

Processo: 05/52302-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2005
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Pesquisador responsável:Bernardino Ribeiro de Figueiredo
Beneficiário:Sandra Maria Dal Bosco
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/09916-6 - Ambiente tectônico e metalogênese dos depósitos de ouro e cobre das províncias minerais do Tapajós (MT) e Carajás (PA), AP.PRNX.TEM
Assunto(s):Zeolitas   Metais pesados   Cromo

Resumo

Além do enriquecimento natural de metais pesados em águas subterrâneas, devido aos processos biogeoquímicos que ocorrem na natureza, a atividade industrial tem contribuído muito para um aumento significativo nas concentrações de íons metálicos em águas, representando uma importante fonte de contaminação dos corpos aquáticos, principalmente quando consideramos que tais íons podem ser disseminados via cadeia alimentar. Os metais pesados são encontrados em soluções aquosas em diversas espécies diferentes, que apresentam toxicidades e propriedades distintas e, dependendo da espécie e da dose, podem ser letais. Neste trabalho, serão abordados os cátions cromo (III) e cromo (VI), por apresentarem um alto potencial de toxicidade para os seres vivos, principalmente para o homem. Dentre alguns processos de retenção de metais, temos a utilização de materiais naturais, como zeólitas e argilas, que vem merecendo atenção devido ao seu reduzido custo e simplicidade no processo. Neste trabalho, pretende-se verificar possíveis aplicações de zeólitas de ocorrência natural, de origem sedimentar, provenientes da Bacia do Parnaíba, Estado do Maranhão, como trocadores iônicos. Serão feitos testes de troca iônica dos cátions em solução aquosa com as amostras de zeólita, a fim de se avaliar a capacidade de remoção dos mesmos pelo mineral, e será avaliada, também, a estabilidade do adsorvente. Além disso, ao final dos trabalhos, será considerada a necessidade de proteção de propriedade intelectual, se for o caso. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BOSCO, Sandra Maria Dal. Remoção de cromo de solução aquosa utilizando rocha sedimentar contendo zeolita. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.