Busca avançada
Ano de início
Entree

Diagnóstico do processo erosivo ocorrente no município de Sorocaba (SP) dentro do quadro atual de uso da terra e previsão para cenários futuros

Processo: 04/15796-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Apoio a Jovens Pesquisadores
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Saneamento Ambiental
Pesquisador responsável:Alexandre Marco da Silva
Beneficiário:Alexandre Marco da Silva
Instituição-sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental de Sorocaba. Sorocaba , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/13096-7 - Diagnóstico do processo erosivo ocorrente no município de Sorocaba (SP) dentro do quadro atual de uso da terra e previsão para cenários futuros, AP.JP
Assunto(s):Planejamento territorial urbano   Uso do solo   Geoprocessamento   Recursos hídricos   Erosão do solo

Resumo

Considerando a erosão um fenômeno de degradação ambiental tão comum e avançado, a presente proposta possui como objetivo diagnosticar o processo erosivo ocorrente no município de Sorocaba (SP), dentro do quadro atual de uso da terra, bem como estudar as tendências de crescimento urbano e prever os impactos ambientais que ocorrerão, com ênfase ao processo erosivo. Serão adquiridos mapas digitais a fim de estabelecer-se "layers" sobre todos os agentes, ativos ou passivos, que atuam no processo erosivo, seja em erosão ocorrente em áreas urbanas, seja em áreas rurais. Geoprocessamento será a tecnologia empregada para a elaboração dos diversos mapas propostos e o modelo matemático empregado para estimar a expectativa de perda de solo será a Equação Universal de Perda de Solo (EUPS). Pretende-se assim estimar o crescimento urbano, bem como estimar as conseqüências ambientais deste crescimento - com especial ênfase ao processo erosivo. É também intuito da proponente estabelecer diretrizes e orientações que possam contribuir na ocupação ordenada do solo e uso dos recursos naturais da região condizentes com a fragilidade natural intrínseca da área. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA ROCHA, FABIOLA CARLA; CASATTI, LILIAN; CARVALHO, FERNANDO ROGERIO; DA SILVA, ALEXANDRE MARCO. Fish assemblages in stream stretches occupied by cattail (Typhaceae, Angiospermae) stands in Southeast Brazil. Neotropical Ichthyology, v. 7, n. 2, p. 241-250, APR-JUN 2009. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.