Busca avançada
Ano de início
Entree

Prática de exames de rastreamento em profissionais de saúde em um hospital terciário

Processo: 03/05278-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2003
Vigência (Término): 21 de outubro de 2004
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:José Eluf Neto
Beneficiário:Ana Claudia Camargo Gonçalves Germani
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Rastreamento   Pessoal de saúde

Resumo

Rastreamento (screening) é definido como o exame de indivíduos assintomáticos para a identificação presuntiva de uma doença não reconhecida previamente. Estudos recentes mostram que esses procedimentos são praticados de forma inadequada. Neste estudo transversal pretende-se avaliar a prática de 18 exames de rastreamento por profissionais de saúde (médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem) de um hospital terciário. Serão elegíveis os profissionais com vínculo empregatício e com idade entre 40 e 69 anos. No total haviam 1565 PS elegíveis. O tamanho da amostra foi calculado baseando-se nas freqüências esperadas de três procedimentos de rastreamento: teste de Papanicolaou e auto-exame de mama - mulheres, e dosagem sangüínea de colesterol total e/ou frações - ambos os sexos, frente à ausência de dados relativos a práticas de rastreamento na população geral brasileira. Com isso, a amostra será constituída por 250 mulheres e 130 homens. Os participantes serão entrevistados individualmente por entrevistadores previamente treinados, utilizando-se um questionário estruturado. As questões relativas à prática da realização de exames foram elaboradas com cuidado especial, com a finalidade de classificar o procedimento como rastreamento ou diagnóstico. Os participantes deverão assinar um termo de consentimento pós-informado. A coleta de dados foi iniciada em 2002. As entrevistas referentes às auxiliares de enfermagem e enfermeiras foram concluídas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GONCALVES-SILVA, ANA CLAUDIA; MURTA-NASCIMENTO, CRISTIANE; ELUF-NETO, JOSE. ASSESSING SCREENING PRACTICES AMONG HEALTH CARE WORKERS AT A TERTIARY-CARE HOSPITAL IN SAO PAULO, BRAZIL. Clinics, v. 65, n. 2, p. 151-155, FEB 2010. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.