Busca avançada
Ano de início
Entree


Efeitos do aquecimento e da elevada concentração de CO2 na dinâmica de carbono e nitrogênio do solo e de duas forrageiras tropicais (Panicum maximum e Stylosanthes capitata)

Texto completo
Autor(es):
Laís Batista Carmo Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Ribeirão Preto.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Data de defesa:
Membros da banca:
Carlos Alberto Martinez y Huaman; Tomas Ferreira Domingues
Orientador: Carlos Alberto Martinez y Huaman
Resumo

A dinâmica do C e do N dentro do ecossistema engloba os processos fisiológicos que ocorrem na planta e no solo. Utilizando o sistema Trop-T-FACE no campus da USP de Ribeirão Preto, que combina os sistemas FACE (Free-air carbon dioxide enrichment) e T-FACE (Temperature free-air controlled enhancement), para enriquecimento e controle do CO2 e da elevada temperatura (aquecimento), respectivamente, foram realizados dois experimentos com duas forrageiras tropicais, Stylosanthes capitata Vogel (leguminosa C3) e Panicum maximum Jacq. (gramínea C4). O primeiro experimento envolveu o aquecimento de 2°C no dossel de plantas S. capitata Vogel e resultou em uma intensificação do ciclo do N em curto prazo provavelmente devido à uma maior fixação biológica de N2 pela leguminosa, além de maiores taxas respiratórias do solo e reduzidas taxas de atividade enzimática do solo. No segundo experimento, plantas de S. capitata e P. maximum foram submetidas a quatro tratamentos: controle, com condições de CO2 e temperatura ambiente; aquecimento de 2°C e concentração de CO2 ambiente (eT), temperatura ambiente e concentração de CO2 elevada em 600 µmol mol-1 (eC) e aquecimento de 2°C e concentração de CO2 elevada em 600 µmol mol-1 (eC+eT). Os resultados da respiração do solo indicaram um efeito do aquecimento sobre os processos biológicos do solo devido ao aumento das temperaturas do solo. Análises isotópicas das plantas mostraram, a partir do 3° dia de experimento, o decréscimo do 13C em ambas espécies nos tratamentos com elevado CO2 como consequência da incorporação do C novo assimilado. Quanto ao 15N, este apresentou apenas valores positivos nas C3, enquanto nas C4 houve tanto valores negativos como positivos, mas ambos não indicaram um padrão muito claro quanto a diferenças entre tratamentos. Análises enzimáticas não revelaram alterações específicas no metabolismo do C no solo, mas foram encontradas alterações no metabolismo do N que indicam uma influência direta deste nutriente no potencial do solo em armazenar C. (AU)

Processo FAPESP: 12/03439-0 - Efeitos da elevada concentração de CO2 na dinâmica de isótopos estáveis de carbono e nitrogênio de duas forrageiras tropicais (Panicum maximum e Stylosanthes capitata) cultivadas em consórcio
Beneficiário:Laís Batista Carmo Silva
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado