Busca avançada
Ano de início
Entree


Toxinas termo-lábeis (LTs) do tipo II de Escherichia coli enterotoxigênica (ETEC): efeito adjuvante e atividade inflamatória.

Texto completo
Autor(es):
Camila Mathias dos Santos
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Luis Carlos de Souza Ferreira; Beatriz Ernestina Cabilio Guth; Marina Baquerizo Martinez; Eliane Namie Miyaji; Irene da Silva Soares
Orientador: Luis Carlos de Souza Ferreira
Resumo

Este trabalho realizou importantes avanços na elucidação do potencial das toxinas termo-lábeis do tipo II (LT-IIs) como adjuvantes por via intradérmica e transcutânea. Os dados gerados indicam que LT-IIb e LT-IIc nativas atuam como potentes adjuvantes vacinais por via intradérmica induzindo respostas imunológicas antígeno específicas, como medido pela produção de anticorpos sistêmicos (IgG) e ativação de linfócitos T CD8+ citotóxicos. Soma-se ao potencial adjuvante demonstrado para as LT-IIs por essa via a baixa reatogenicidade das moléculas, com menores níveis de edema e reduzida migração leucocitária para o sítio de inoculação em comparação a LT-I. Os resultados indicam também que o efeito adjuvante das LTs aplicadas por via transcutânea pode estar relacionado à capacidade de ligação ao gangliosídeo GM1 já que a toxina LT-IIb, incapaz de interagir com este receptor, não apresenta efeito adjuvante por essa via. O conjunto de dados apresentados abre perspectivas para o emprego das LT-IIs nativas como adjuvantes parenterais em vacinas para animais e humanos. (AU)

Processo FAPESP: 10/50508-2 - Toxinas termo-labeis (lts) do tipo ii de escherichia coli enterotoxigenica (etec): efeito adjuvante e atividade inflamatoria.
Beneficiário:Camila Mathias dos Santos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado