Busca avançada
Ano de início
Entree


Diferenciando o espaço e produzindo cidades : lógicas e agentes da produção do espaço urbano em Ribeirão PretoSP e LondrinaPR

Texto completo
Autor(es):
Marlon Altavini de Abreu
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia.
Data de defesa:
Membros da banca:
Marcio José Catelan; Mariana de Azevedo Barreto Fix
Orientador: Everaldo Santos Melazzo
Resumo

Trabalhando com dados de anúncios imobiliários do período 1995 a 2010, além de outras diversas fontes de informação, esta pesquisa coloca em uma perspectiva comparada as características dos mercados imobiliários de duas cidades médias. Busca-se, apreender processos que sejam comuns entre elas e outros, particulares a cada uma, procurando compreender alguns dos traços contemporâneos de sua produção e das condições de seu consumo. Atendo-se às dinâmicas históricas de sua formação espacial, considera, no amplo processo de reprodução das relações capitalistas, um cenário de mudanças dos conteúdos econômicos, sociais e políticos, que se entrelaçam e se combinam à morfologia destas cidades. Se de um lado observamos a redefinição das lógicas de produção do espaço urbano em geral e das cidades em particular, confrontando características tais como a continuidade dos tecidos urbanos e amplificando as dinâmicas de diferenciação interna da cidade, de outro, sob a particularidade da produção imobiliária, observamos redefinições das estratégias de atuação dos agentes e da extensão do poder aplicado à suas práticas ao produzir e se apropriar das cidades... (AU)

Processo FAPESP: 12/03708-1 - O mercado imobiliário em Londrina e Ribeirão Preto: análise comparativa do processo de estruturação intraurbano.
Beneficiário:Marlon Altavini de Abreu
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado