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O corpo grotesco como articulador da cena: Meyerhold, Hijikata e os corpos que dançam

Texto completo
Autor(es):
Carolina Hamanaka Mandell
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Thais Lima Santos; Marcio Aurelio Pires de Almeida; Elisabeth Silva Lopes
Orientador: Maria Thais Lima Santos
Resumo

pesquisa propõe uma reflexão sobre o grotesco como operador e mediador fundamental da cena teatral, visando ao encontro de uma \"arquitetura\" do grotesco nas imagens do corpo do ator. A análise parte da observação de duas experiências poético-estéticas distintas no tempo e no espaço, que parecem exemplares no tocante à discussão sobre o grotesco e ao trabalho de composição cênica através da dança: o Butô de Tatsumi Hijikata (1929-1986) e parte da produção teórica e artística (das décadas de 1910 e de 1930, respectivamente) do encenador russo V. E. Meyerhold (1875-1940). A transposição das questões observadas sobre o tema do grotesco para o âmbito da criação e construção da cena, nas duas experiências artísticas abordadas, foi orientada por uma pergunta-chave: Pode a dança ser uma espécie de arquitetura corporal do grotesco cênico, ou seja, através das imagens do corpo que dança, podemos observar a operação grotesca na encenação? (AU)

Processo FAPESP: 06/58627-5 - Uma arquitetura do grotesco no corpo em cena: maeyerhold, hijikata e os corpos que dancam.
Beneficiário:Carolina Hamanaka Mandell
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado