Busca avançada
Ano de início
Entree


Investigações morfológicas e metabólicas ao longo da ontogenia das larvas da garoupa verdadeira Epinephelus marginatus (Teleostei: Serranidae)

Texto completo
Autor(es):
Paulo Henrique de Mello
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências
Data de defesa:
Membros da banca:
Renata Guimarães Moreira Whitton; Maria Celia Portella; Neuza Sumiko Takahashi
Orientador: Renata Guimarães Moreira Whitton
Resumo

O presente projeto analisou o perfil dos ácidos graxos, embriogênese e ontogenia do sistema digestório das larvas da garoupa verdadeira Epinephelus marginatus durante os primeiros dias de desenvolvimento. Além disso, descrevemos como os embriões se dividem, eclodem e desenvolvem suas principais características, e como se desenvolve seu sistema digestório ao longo dos primeiros dias de desenvolvimento, e como utilizam os AG durante os primeiros 8 dias de desenvolvimento. Observamos que as larvas da garoupa apresentam desenvolvimento de suas estruturas digestórias relativamente lento, no entanto, estas são capazes de capturar, ingerir e digerir presas já a partir do 4º DAE. Os ovos da garoupa verdadeira são compostos por elevados percentuais de PUFA nos fosfolipídios e para o processo de eclosão utilizam preferencialmente os SFA dos fosfolipídios. Além disso, os PUFA da série n3 sobrepõe-se aos da série n6, principalmente o DHA, que apresentaram valores elevados em comparação com outras espécies marinhas tanto nos fosfolipídios quanto nos triglicérides nos três primeiros dias de desenvolvimento. As larvas apresentam uma elevada necessidade dos HUFAs DHA/EPA, e durante essa fase é importante a utilização de alimento vivo de tamanho reduzido (copépodes ou “SS strain” Brachionus rotundiformes) enriquecidos com valores da relação entre DHA/EPA acima de 2,0. Com isso, todo o conhecimento gerado durante esses dias de desenvolvimento já permitem a aplicação deste conhecimento no processo de embriogênese e larvicultura da garoupa verdadeira contribuindo para alavancar sua domesticação e produção em cativeiro e elaborar futuramente um programa de repovoamento desta espécie contribuindo para sua conservação. (AU)

Processo FAPESP: 11/12301-0 - Investigações metabólicas durante o processo ontogenético das larvas da garoupa verdadeira (Epinephelus marginatus) (Teleostei: Serranidae)
Beneficiário:Paulo Henrique de Mello
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado