Busca avançada
Ano de início
Entree


Caracterização de microhabitats formados por algas calcáreas e sua utilização pelos anfípodes em costões rochosos do litoral norte de São Paulo

Texto completo
Autor(es):
Marília Bueno
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia
Data de defesa:
Membros da banca:
Fosca Pedini Pereira Leite; Setuko Masunari; Gustavo Muniz Dias; Marcel Okamoto Tanaka; André Rinaldo Senna Garraffoni
Orientador: Fosca Pedini Pereira Leite
Resumo

Algas calcáreas articuladas estão presentes em costões rochosos ao redor do mundo e formam densos tapetes, os quais abrigam uma fauna muito rica de invertebrados. Dentre eles, os anfípodes são dominantes e sua associação com estas algas foi investigada. Inicialmente foi feita a caracterização do habitat. A biomassa das algas e a abundância total dos anfípodes não diferiram entre as estações do ano, já a composição de espécies de anfípodes apresentou variação, a qual foi atribuída principalmente ao padrão de ocorrência de duas espécies de hialídeos, Apohyale media e Hyale niger, que são dominantes nas algas calcáreas. A biomassa das algas também não variou conforme exposição à ação de ondas. Diferenças na abundância total dos animais foram observadas, sendo encontrados mais animais nos costões mais expostos às ondas. Neste tópico, os tanaidáceos foram incluídos e apenas duas espécies foram encontradas, cada uma associada à um grau de exposição à ação de ondas. Leptochelia aff. dubia foi encontrada apenas nos costões abrigados, enquanto Zeuxo coralensis apenas em costões expostos. Os tapetes de algas coralinas são verticalmente extensos a ponto de terem características físicas (quantidade de sedimento e tamanho de grãos) e biológicas (abundância e composição de espécies de anfípodes) distintas entre as zonas superior e inferior do mesmo tapete. Após a caracterização do habitat, sua utilização pelos anfípodes foi examinada com relação à estrutura (arquitetura) das algas, a altura de ocorrência das algas no costão rochoso e o papel do sedimento na seleção deste habitat. O volume intersticial foi extremamente variável dentre as cinco algas estudadas entretanto, para todas as algas, quanto maior o volume intersticial, maior a abundância dos anfípodes. O habitat formado pelas coralinas, independente da altura no costão, parece ser o fator mais importante na seleção pelos anfípodes. Com relação ao sedimento, sua retenção nos tapetes de algas não se mostrou sazonal e não foi observada relação com a abundância dos anfípodes. Os experimentos de laboratório corroboraram o padrão observado em campo e não indicaram um importante efeito da adição do sedimento na seleção de habitat pelos hialídeos. A malha intrincada formada pelas frondes das algas calcáreas permite a retenção, além do sedimento e da matéria orgânica associada à ele, de diferentes tipos de alimento como microalgas e componentes da meiofauna. Essa gama de itens alimentares pode ser importante na seleção deste local pelos anfípodes, já que a alimentação da alga em si não ocorre, e explicaria a grande variedade de hábitos alimentares apresentados pelos anfípodes associados. A seleção do habitat de coralinas pode também estar relacionada à proteção contra a dessecação, já que retenção de água entre as frondes mantém o ambiente úmido nos períodos de emersão (AU)

Processo FAPESP: 09/53937-4 - Caracterizacao de microhabits formados por algas calcareas e sua utilizacao pelos anfipodes em costoes rochosos do litoral norte de sao paulo.
Beneficiário:Marília Bueno Fernandes
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado