Busca avançada
Ano de início
Entree


Estudos enzimaticos utilizando a UDP-glucuronil transferase e a beta-glicosidase voltados a sintese de derivados glicosidios da violaceina

Autor(es):
Juliano Souza Ribeiro
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Quimica
Data de defesa:
Orientador: Nelson Eduardo Duran Caballero
Resumo

Neste trabalho foram estudados o crescimento da Chromobacterium violaceum em escala piloto e uma nova metodologia de extração e purificação da violaceína, um metabólito secundário produzido pela bactéria. A violaceína é um pigmento natural extraído da Chromobacterium violaceum com importantes atividades biológicas, porém, com baixa solubilidade em sistemas aquosos. Foram realizadas reações de biotransformação da violaceína, utilizando enzimas, na tentativa de obtenção de seus derivados glicosídicos. Para isso, foram necessários estudos cinéticos de duas enzimas, a UDP glucuronil transferase e a b-glicosidase.Estes estudos demonstraram a variação da constante de velocidade enzimática em função de diferentes agentes desnaturantes, tais como surfactantes e solventes. Alguns testes foram realizados também com moléculas modelo, tais como p-nitrofenol, octanol e 5' -hidroxindol, para otimização do sistema. (AU)

Processo FAPESP: 02/05621-9 - Sintese enzimatica de derivados glicosidicos da violaceina utilizando udp - glucoronil transferase e beta-glicosodase.
Beneficiário:Juliano Souza Ribeiro
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado