Busca avançada
Ano de início
Entree


Preparação de lactonas via formação de ligação carbono-carbono : sinteses formais de (-)-serriconina, (+)-lactona de Prelog-Djerassi e estudos visando a sintese do (+)-10-desoximetinolideo

Autor(es):
Carlos Kleber Zago de Andrade
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Quimica
Data de defesa:
Orientador: Ronaldo Aloise Pilli
Resumo

Uma metodologia de obtenção de d-lactonas foi desenvolvida em que substratos, cujos centros assimétricos são controlados por reações de condensação aldólica estereosseletiva, sofrem alquilação intramolecular e o anel lactônico é formado via ligação C-C. Nos estudos iniciais de desenvolvimento da metodologia (capítulo I), lactonas modelos foram obtidas dos substratos 19, 20, 22 e 23. A rota sintética envolveu 5 etapas, com rendimento total na faixa de 38-49%. As melhores condições para a reação de formação das d-lactonas envolveram o uso de enolatos de potássio e o rendimento da ciclização atingiu 78%. A metodologia desenvolvida foi aplicada na síntese de d-lactonas com interesse sintético relevado. Assim, a d-lactona 64, precursora do feromônio serricornina, foi sintetizada em 6 etapas e 26% de rendimento total, empregando-se condensação aldólica com enolatos de boro para o controle dos centros assimétricos (capítulo II). A lactona 166, um equivalente sintético da lactona de Prelog-Djerassi, foi obtida tanto em sua forma racêmica (capítulo lII) quanto quiral (capítulo IV), empregando-se condensação aldólica com sililcetenotioacetais no primeiro caso e enolato de boro no segundo. A lactona 166 racêmica foi obtida em 7 etapas e 25% de rendimento total e a quiral, em 8 etapas e 22% de rendimento total. A lactona 166 quiral obtida na síntese anterior foi usada como intermediário nos estudos realizados de preparação de um dos fragmentos do (+)-10-desoximetinolídeo, aglicona do antibiótico macrolídico (+)-10-desoximetimicina (capítulo V). O outro fragmento, o iodeto vinílico 300, foi obtido em 5 etapas e 26% de rendimento total. Tentativas de acoplamento dos 2 fragmentos foram impossibilitadas pela não obtenção do cetofosfonato 279, necessário para a reação de fechamento do anel macrocíclico (reação de Wittig-Horner). A macrolactona modelo de 12 membros 318 foi obtida por reação intramolecular entre um aldeído e um iodeto vinílico, mediada por Cr/Ni, em 63% de rendimento (capítulo VI). O sucesso desta ciclização possibilita sua utilização na síntese de antibióticos macrolídicos como método alternativo aos métodos até então utilizados. (AU)

Processo FAPESP: 95/02822-8 - Preparacao de lactonas via formacao de ligacao carbono-carbono. sintese enantiosseletiva de (-)-serricornina e (+)-10-desoximetinolideo.
Beneficiário:Carlos Kleber Zago de Andrade
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado