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Os desafios da integração currícular no ensino profissional do Instituto Federal de Santa Catarina : o caso do Projeto Integrador

Autor(es):
Eduardo Evangelista
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
Jackeline Rodrigues; Maria Inês Petrucci Rosa; Newton Antonio Paclull Eryan
Orientador: Dirce Djanira Pacheco e Zan
Resumo

As alterações mais recentes na Legislação educacional para o ensino profissionalizante visam atender as demandas de mão de obra exigidas pelo sistema produtivo contemporâneo. Partindo deste pressuposto, no início dos anos 2000 a Instituição Federal de Ensino Educação e Tecnologia de Santa Catarina iniciou cursos técnicos que se mostravam em consonância com essas questões. Alguns cursos trouxeram em suas matrizes curriculares uma prática pedagógica denominada Projeto Integrador. No IF-SC de Jaraguá do Sul a prática pedagógica do Projeto Integrador só chegou aos currículos dos cursos técnicos no ano de 2007. Esta unidade curricular aponta para uma metodologia de aprendizagem pautada na perspectiva da integralidade curricular, na interdisciplinaridade e na filosofia do ensino por competências. Esse trabalho se efetivou visando compreender o processo de surgimento desta nova unidade curricular, e para tal utilizou-se a metodologia da História Oral. O objetivo maior desta dissertação foi, portanto, investigar acerca de quais foram as circunstâncias e os motivos que levaram a escola técnica industrial de Jaraguá do Sul a fazer esta opção. O trabalho conclui que a reestruturação curricular para o modelo de competências refletiu uma tendência mundial para o ensino (final dos anos 1990 e início dos anos 2000) e que os movimentos de reforma curricular desta época aconteceram em consequência de reformas políticas e econômicas, e se deram por meio de muita resistência interna nas escolas. Concluiu-se também que o Projeto Integrador tem por objetivo maior, promover a integração curricular de diversos saberes do ensino profissional do IFSC, moldado na lógica das competências. (AU)

Processo FAPESP: 15/25820-6 - Estudo das variações das assembleias de culicídeos (diptera: culicidae) nos diferentes estratos da vegetação e sua relação com hábitos alimentares
Beneficiário:Eduardo Evangelista
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado