Busca avançada
Ano de início
Entree


Phylogenetic reconstruction based on internal and external morphology of the genus Thoropa Cope, 1865 (Anura, Cycloramphidae) = : Reconstrução filogenética com base em morfologia interna e externa do gênero Thoropa Cope, 1865 (Anura, Cycloramphidae)

Autor(es):
Carlos Henrique Luz Nunes de Almeida
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Instituição: Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Biologia
Data de defesa:
Membros da banca:
Vanessa Kruth Verdade; Ulisses Caramaschi
Orientador: Luis Felipe de Toledo Ramos Pereira
Resumo

Os anfíbios da família Cycloramphidae são endêmicos da porção oriental do Brasil e alguns estão ameaçados ou em perigo de extinção. Apesar de ser uma família com poucos grupos taxonômicos, apenas três gêneros (Cycloramphus, Thoropa e Zachaenus), até o momento não há uma proposta filogenética para o gênero Thoropa que abranja todas as espécies. Então, propomos a reconstrução filogenética de Thoropa usando como grupo esterno, uma espécie do gênero Hylodes (Hylodidae), duas do gênero Cycloramphus e uma espécie do gênero Zachaenus. Definimos 86 caracteres baseados em osteologia, ecologia e morfologia externa de adultos e larvas. Neste contexto realizamos a descrição da forma larval de Cycloramphus rhyakonastes, a qual foi utilizada como grupo esterno. A filogenia proposta é baseada em critérios de máxima parcimônia. Como duas das árvores resultantes indicam parafilia, propomos aqui um novo gênero para as espécies de menor porte, separando-as das espécies maiores. (AU)

Processo FAPESP: 13/09964-2 - Reconstrução filogenética com base em morfologia interna e externa do gênero Thoropa cope, 1865 (Anura, Cycloramphidae)
Beneficiário:Carlos Henrique Luz Nunes de Almeida
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado