Busca avançada
Ano de início
Entree


Concetivos flexiveis : uma abordagem categorial as semanticas de traduções possives

Autor(es):
Teofilo de Souza Reis
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Luiz Carlos Pinheiro Dias Pereira; Itala Maria Loffredo D'Ottaviano; Hercules de Araujo Feitosa; Walter Alexandre Carnielli
Orientador: Marcelo Esteban Coniglio
Resumo

Neste trabalho apresentamos um novo formalismo de decomposição de Lógicas, as Coberturas por Traduções Possíveis, ou simplesmente CTPs. As CTPs constituem uma versão formal das Semânticas de Traduções Possíveis, introduzidas por W. Carnielli em 1990. Mostramos como a adoção de um conceito mais geral de morfismo de assinaturas proposicionais (usando multifunções no lugar de funções) nos permite definir uma categoria Sigω, na qual os conectivos, ao serem traduzidos de uma assinatura para outra, gozam de grande flexibilidade. A partir de Sigω, contruímos a categoria Logω de lógicas tarskianas e morfismos (os quais são funções obtidas a partir de um morfismo de assinaturas, isto é, de uma multifunção). Estudamos algumas características de Sigω e Logω, afim de verificar que estas categorias podem de fato acomodar as construções que pretendemos apresentar. Mostramos como definir em Logω o conjunto de traduções possíveis de uma fórmula, e a partir disto definimos a noção de CTP para uma lógica L. Por fim, exibimos um exemplo concreto de utilização desta nova ferramenta, e discutimos brevemente as possíveis abordagens para uma continuação deste trabalho. (AU)

Processo FAPESP: 06/53405-4 - Conectivos flexiveis: uma abordagem categorial as semanticas de traducoes possiveis e a nocao de forma logica.
Beneficiário:Teófilo de Souza Reis
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado